BIBLIOTECA PÚBLICA PROVINCIAL DE ALMERÍA - ESPANHA


Uma das mais interessantes e bem equipadas bibliotecas que conheci nos últimos tempos está localizada em Almería, região de Andaluzia, na Espanha e se chama Biblioteca Pública Provincial "Francisco Villaespesa".
  

Ocupa um grande e moderno edifício, sua fachada ao longe destaca um cartaz que traduzido ao português, trás a seguinte informação:
Ainda não sabe o que te oferece a biblioteca? literatura, jogos, exposições, cinema, teatro, animação, bebeteca, roteiros culturais...
Particularmente adoro cartazes de bibliotecas e gostei especialmente desse que chama a atenção para o ambiente que oferece serviços que vão além do acesso ao livro impresso.


O edifício da Biblioteca merece comentários de destaque. O espaço conta com o total de 3360 metros quadrados distribuído em quatro andares. No térreo estão contidos balcões de informação com pontos para realização de empréstimos e devolução de acervos (livros, cds, dvds, etc), bem como a sala destinada aos públicos infantil e juvenil.


A decoração do espaço das crianças é atraente, colorido e alegre. Todo o acervo desta sala está definido por etiquetas coloridas que indicam a faixa etária do material por idade e interesse dos pequenos.


O destaque porém está no espaço destinado aos bebés e suas mamães e papais. A Biblioteca realiza uma programação voltada a inserir pais e seus bebês no convívio com a biblioteca logo nos primeiros anos.


É uma biblioteca com excelente espaço físico. Dispõe no primeiro andar  de um auditório com capacidade para receber até 180 pessoas, bem como uma área reservada para exposições artísticas. 


Com a proposta de gerar possibilidades para que os artistas locais, a Biblioteca organiza exposições visando integrar a comunidade com a arte dos moradores da cidade.


Quando lá estive, pude apreciar a exposição fotográfica Arquitectura Milenaria composta por 54 imagens que tem por fim destacar a arquitetura tradicional almeriense envolta por outras influencias. 


A Biblioteca possui uma bela escadaria que dá acesso as seções de acervos e serviços nos andares superiores.
 

No primeiro piso estão contidos acervos voltado para as áreas de humanidades: Arte, Literatura, Historia, Biografia e outros. Há também um grande acervo de música em formato (CD-Áudio) e filmes em (DVDs) disponíveis para empréstimos.  


Dispõe de computadores com acesso a internet e um detalhe significativo: há sinal de Wi-Fi aberto para qualquer visitante e eles não são poucos. A Biblioteca Pública de Almería recebeu no mês de outubro de 2014, o total de 49.660 usuários!



Percorrendo os setores da Biblioteca, era possível observar que haviam sempre usuários por todos os lados (fator que trazia algumas dificuldades na hora de fazer as fotografias).

No segundo andar, onde estão reunidos materiais bibliográficos diversos haviam muitos jovens e adultos realizando leitura local e estudos. 


O acervo está todo informatizado e possui um catálogo que pode ser consultado online. Durante a visita aproveitei para doar um de meus livros infantis (Leo e seus amigos, os livrinhos). Para minha surpresa, buscando informações para elaborar esse post, descobri que meu livrinho em português, já disponível para consulta.  Ver imagem abaixo:


Dentre as bibliotecas que conheci nos últimos anos, a Biblioteca Pública Provincial de Almería foi uma das mais gratas surpresas e me deu satisfação encontrar profissionais que realizam seu trabalho com dedicação e empenho.  


No que tange a questão gerencial desta Biblioteca, conforme aponta o site de cultura de Almería:
Administrativamente, la Biblioteca depende de la Delegación Provincial de la Consejería de Cultura en Almería, aunque, en temas técnicos, se cuenta con el apoyo puntual de la Subdirección General de Coordinación Bibliotecaria del Ministerio de Educación y Cultura.
Contudo, não posso deixar de destacar que em termos de coordenação direta, a Biblioteca tem a frente uma pessoa dedicada, atenta, sensível e amável. Grande prazer conhecer a Bibliotecária Francisca Cruz Lobo, que apresentou espaços, destacou dados e contou um pouco dos desafios em prol do desejo de oferecer aos usuários bons serviços bibliotecários. 


Gostei muito de Almería e em especial desta biblioteca! Muito bom poder contar sobre o que vi. Agradeço a atenção e colaboração da diretora Francisca.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon

Comentários