BIBLIOTECA DEMONSTRATIVA DE BRASÍLIA - FECHADA PARA REFORMA


Em setembro de 2014, passei alguns dias no Distrito Federal e me esforcei para visitar a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, de Brasília,  que sabia, havia fechado suas portas para reforma no dia 7 de maio de 2014.


A Biblioteca Demonstrativa (como é mais conhecida), foi criada em 1970 com a missão de servir como referência para as demais bibliotecas públicas do Brasil. Sua interdição ocorreu após vistoria da Defesa Civil que observou a existência de riscos envolvendo sua parte elétrica, que poderia culminar em possibilidades de incêndio, bem como desabamento proveniente de problemas em uma marquise. 


A Demonstrativa estava vinculada à Fundação Biblioteca Nacional, que naquele momento tomou a decisão de suspender todos os seus serviços. A sociedade civil sentiu a perda e alguns dias depois  deu início a uma mobilização que promoveu um abraço simbólico ao prédio, ato  ocorrido no dia 16 de maio de 2014, que entre outras coisas objetivava pedir sua reforma completa. 

Pelo teor das informações contidas na placa da Contege Engenharia que realiza os serviços de reparo no edifício, a reforma não abrange um ação completa e deveria ser realizada em até 180 dias. 


O que mudou de abril até o momento? A Biblioteca Demonstrativa passou a integrar a estrutura do Ministério da Cultura, subordinada diretamente à Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria-Executiva deste Ministério e a reforma da estrutura do prédio foi iniciada. A previsão de entrega das obras, ao que parece, pode ocorrer até fevereiro de 2015. 


No dia em que realizei as fotos que compõem esse post o céu e o sol de Brasília eram radiantes. Como não podia ver a Biblioteca por dentro prestei atenção em sua área externa (que é bonita) e percebi na lateral do edifício, uma pequena folha impressa em forma de placa que alertava sobre o local aonde os usuários poderiam fazer a devolução de livros.


Me chamou atenção também um montinho de livros no chão...um outro problema no Brasil: a derrama do livro didático. Esses fazem parte do acervo da Biblioteca e provavelmente foram deixados abandonados..mas essa é uma ampla reflexão que não cabe aqui...


Passei um ano morando em Brasília e infelizmente não visitei a Demonstrativa enquanto estava aberta e exatamente no mês em que a cidade se mobilizou para abraçá-la, estava fora, mas adoraria ter contribuído e por isso, ao meu modo, aponto minha solidariedade para com essa Biblioteca deixando esse registro.


As imagens desse post refletem o ambiente externo da BDB e sua situação em setembro de 2014. Espero que breve, a Biblioteca Demonstrativa de Brasília volte a ser um ambiente de democracia em prol da informação e da busca pelo conhecimento.

Fotos: Soraia Magalhães

Comentários