GÊNESIS - SEBASTIÃO SALGADO - PALÁCIO DAS ARTES - BH


Desde 4 de junho de 2014, a exposição Gênesis  de Sebastião Salgado está aberta  a visitação pública no Palácio das Artes (Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard e Espaço Mari'Stella Tristão).


Sebastião Salgado é um dos mais celebrados fotógrafos brasileiros. Suas imagens tratando questões relacionadas à pobreza e desigualdade sociais são conhecidas em todo mundo, contudo em Gênesis, a tônica surpreende por mostra lugares remotos, populações que vivem em estado primitivo e precisão de momentos eternizados com tocante sensibilidade.


As obras são oriundas de um trabalho de oito anos de viagens por paisagens inóspitas, onde o fotografo registrou o modo de vida de grupos humanos e animais selvagens. A exposição conta com o total de 245 fotografias que se dividem em cinco grandes temas, inclusive há registros de sua passagem pela Amazônia, como por exemplo, na foto abaixo, onde uma onça parece mirar o fotografo no momento em que ia beber água... 


Foi a segunda vez que tive a oportunidade de vislumbrar a belíssima Gênesis, a primeira foi em Porto Alegre quanto visitei o Centro Cultural Usina Gasômetro  em março de 2014. Dessa outra vez, tive a companhia de minha filha Camila. Ela ama fotografia e foi muito bom podermos apreciarmos juntas.



Gênesis permanece em exposição até 24 de Agosto de 2014, no Palácio das Artes. Diferente de Porto Alegre, não é possível fotografar o ambiente interno onde as imagens estão expostas, por isso, Camila e eu posamos do lado de fora. Deixo imagens de nossas passagens por lá. 

Comentários