MUSEU DOS BRINQUEDOS - BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS


O Museu dos Brinquedos de Belo Horizonte está localizado na avenida Afonso Pena em um antigo casarão que mais se parece com uma casa de bonecas.  O lugar guarda preciosidades que remontam a evolução dos brinquedos e das brincadeiras.



O Museu deve sua formação à senhora Luíza de Azevedo Meyer, mineira nascida em 1912 que colecionou por muitos anos vários brinquedos. Dona Luíza tinha o sonho de ver construído o museu do brinquedo. Quando ela morreu em 2000 seus familiares deram prosseguimento ao seu objetivo. 




Inaugurado em 2006, o Museu dos Brinquedos reúne objetos que já fizeram parte das atividades lúdicas de várias gerações e possui raridades como essa boneca de massa (foto abaixo) que data da década de 40.


E por falar em bonecas, elas compõe grande parte do acervo. Há bonecas nas vitrines, bonecas em gavetas, bonecas de todos os tamanhos e formas. Há inclusive algumas raras com uma com três faces e que hoje  parece um objeto um tanto bizarro.  


As bonecas Barbie e também as bonecas Suzi, chamam bastante atenção. Estão guardadas em gavetas de armários coloridos.  Muitas bonecas tem essência bem brasileira como as bonecas Emília e Mônica.


Mas há muitos brinquedos importados e algumas bonecas ainda estão em suas caixas originais.  Há também ursos de pelúcia e uma informação valiosa, os ursos de pelúcia (como o ursinho norte-americano Teddy), eram comprados desmontados e as peças precisavam ser costuradas. 




Os carrinhos e bonecos em miniatura têm também presença garantida e há várias peças de Playmobil com elementos temáticos, como por exemplo, bombeiros. Mas são as miniaturas dos super heróis que atraem a atenção de meninas e meninos.



Para os apaixonados por jogos, há uma exposição com vários tipos de videogame. Neste espaço é possível obter os sons característicos de alguns dos jogos mais famosos com o simples toque em alguns botões. 



O Museu conta muito da história do brinquedo no Brasil, muitos dos quais são imediatamente identificados. Um exemplo é o boneco Fofão, personagem que nasceu do programa de televisão Balão Mágico nos anos 80. O boneco se tornou objeto cercado de curiosidade e misticismo devido a uma série de relatos que apontavam que havia uma adaga em sua parte interna.


Há muitas informações curiosas que favorecem conhecer dados sobre as origens dos brinquedos e brincadeiras. O Museu possui inúmeras possibilidades de atividades didáticas e por isso recebe muitas escolas. Também pais e responsáveis trazem seus pequenos para juntos usufruir do lugar. 


O Museu dos Brinquedos é um espaço de descobertas. O acervo é grande e muitas das surpresas estão guardadas em gavetas. É interessante prestar atenção nos adultos e as interjeições de surpresas e saudosismo quando se deparam com alguns objetos.  


Visitei o Museu dos Brinquedos na sexta-feira, do dia 18 de julho de 2014, quando acontecia o evento “Noturno nos Museus de Belo Horizonte”. Foi interessante observar que haviam muitas pessoas prestigiando as atividades de contação de história e o acervo em exposição.


Este é o segundo Museu dos Brinquedos que visitei, o primeiro foi em Estocolmo na Suécia - Museu do Brinquedo LEKSAKSMUSEET que possui um acervo excelente e assim como no Brasil, muito curioso. 


O Museu dos Brinquedos é uma Organização Não-Governamental (ONG), creio que recebe apoio da Prefeitura de Belo Horizonte. O espaço é muito bem cuidado e vale muito a pena ser visitado.


Fotos: Soraia Magalhães

Comentários