BIBLIOTECA PUBLICA DE FRONTERA - SANTA ELENA - VENEZUELA


A Biblioteca Publica de Frontera Lucas Fernandez Peña está localizada em Santa Elena de Uairén, cidade venezuelana que faz fronteira com o estado de Roraima, no Brasil. 


Fundada por Lucas Fernandez Peña em 1923, (o nome do fundador homenageia à Biblioteca), Santa Elena de Uairén  recebe muitos brasileiros devido a proximidade geográfica e os preços atrativos de produtos. 


Nos quatros anos de existência do blog Caçadores de Bibliotecas,  considero à visita à Biblioteca de Santa Elena de Uairén uma das mais inusitadas tendo em vista o fato de que não havia uma única pessoa no lugar, contudo, ao encontrarmos a porta aberta (e partindo do princípio de que uma biblioteca pública deve ser acessível para todos) eu e a bibliotecária Katty Anne Nunes percorremos o lugar e pudemos observar mais um espaço de biblioteca, dessa vez em uma pequenina cidade venezuelana...


A área onde está localizada é enorme. Ao que parece o ambiente reúne os aparatos culturais da cidade, na imagem acima se pode ver a área reservada para grandes eventos e shows. 


Quanto a área interna, o acervo geral estava com a porta fechada. Tivemos acesso porém a sala destinada ao público infantil, onde encontramos um ambiente com mesas e pequenas cadeiras, brinquedos, estantes de livros e alguns painéis pintados nas paredes. 




Biblioteca Publica de Frontera Lucas Fernandez Peña foi fundada em 16 de novembro de 1977, ao que parece no ano em que visitamos o local (2011), a biblioteca passaria por reformas haja vista que haviam informações na parede apresentando o diagnóstico sobre os problemas das instalações do edifício.


A oportunidade de visitar a Biblioteca de Santa Elena de Uairén deveu-se ao fato de termos participado na cidade de Boa Vista (Roraima) do Intercom Norte, evento que reuniu estudantes e profissionais da área de comunicação. Na época apresentamos o trabalho: A difusão em ciência nos sites das Fundações de Amparo à Pesquisa da Região Norte: um olhar sobre as características da comunicação científica - parceria com os amigos Carlos Fábio Morais Guimarães, Margarete Lopes Rocha e Katty Anne Nunes.


Desde 2010 visitei muitas bibliotecas porém, infelizmente tenho pouco tempo para publicar tudo que gostaria, contudo aos poucos quero relembrá-las, revisitá-las pois na maioria dos casos vivi ricas experiências.  Neste post deixo meus agradecimentos a querida Katty Nunes pela parceria e coragem de entrar comigo nesta que mais parecia uma biblioteca fantasma...uma aventura para contarmos para os nossos netos...

Fotos: Soraia Magalhães

Comentários