BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE OURO PRETO - MINAS GERAIS


Sempre quis conhecer a Biblioteca Pública de Ouro Preto e apesar de ter visitado tantas vezes essa cidade, somente em 2012 realizei esse feito.


Funciona desde 1996 em um prédio histórico que foi antigo mercado e pouso de tropeiros. É um grande casarão que comporta salas de leitura e acervos diversos, inclusive sobre a memória de Ouro Preto e Minas Gerais. Possui também espaço para atendimento ao público infantil e para uso de computadores. 


Ouro Preto é uma cidade muito cultural e tem relação com os aspectos que envolvem bibliotecas públicas desde 1831, quando foi criada pela sociedade promotora de instituição pública. Claro que naqueles tempos não seguia os moldes que conhecemos hoje, mas possuía um elemento muito especial, pois iniciou seus trabalhos em um dos casarões da Praça Tiradentes, ou seja muito próxima dos grandes acontecimentos.


Conversei com o Diretor da Biblioteca, Florêncio Juliano Cota que tem formação em Pedagogia e que parece ser um entusiasta sobre ações culturais em bibliotecas e nesse sentido me contou que o espaço oferece ao longo do ano, oficinas, atividades de hora do conto, exposições itinerantes e um projeto chamado Papeando, que acontece às quintas-feiras de cada mês e que envolve bastante a comunidade.


Nos dias atuais, atende uma demanda que abrange estudantes da rede pública e privada, universitários, pesquisadores, turistas, pessoas da comunidade e todos os interessados. Possui aproximadamente 18.000 títulos e 50.000 livros que em breve passarão por um processo de informatização e consequentemente por desbastamento pois a biblioteca parece estar excessivamente cheia de material.


Um elemento que faz parte da metodologia utilizada em minhas pesquisas é a abordagem junto às pessoas da cidade objetivando ver se sabem da localização da biblioteca.


A população de Ouro Preto sabia! Apesar disso, claro ainda assim, fiquei imaginando como seria lindo se estivesse posicionada na praça principal. 


Gostei muito de encerrar 2011 numa boa e cuidada biblioteca. Era 29 de dezembro quando lá estive e para minha surpresa haviam usuários estudando. Uma coisa linda não?


Agradeço ao Senhor Florêncio Juliano Cota (comigo na foto) pela atenção, pelas informações repassadas e ainda por permitir que fotografasse esse espaço para que assim pudesse divulga-lo.

Endereço: Rua Xavier da Veiga, 309, Centro
Telefone: 31 3559 3254
Horário: das 8 às 20 horas

Comentários