SURUACÁ: COMUNIDADE RIBEIRINHA NO PARÁ - INCENTIVO À LEITURA


Visitei a Comunidade Suruacá no dia 29 de julho de 2007, como resultado de uma etapa do projeto “Livros infantis: encantando os povos da Amazônia”, que contou com a solidariedade dos alunos, professores e funcionários do Colégio Imaculada Conceição de Belo Horizonte, que doaram o montante de 1.460 livros infantis. Assista parte da aventura nesse vídeo. 




A ideia era oferecer acesso  à leitura por meio de livros infantis e a entrega estava prevista para acontecer durante as férias escolares. 


Já havia passado pelas Comunidades Nova Sociedade e Maripá e para chegar a Suruacá seguimos com Isolina Guimarães, representante do Sindicado dos Trabalhadores Rurais - STTR. Lá chegando, encontramos a Comunidade reunida em seu Telecentro (espaço de convivência criado pela própria comunidade). O local, na parte superior possui uma sala onde foram instalados computadores conectados a internet.


Das comunidades visitadas, Suruacá foi a mais surpreendente por sua organização, pela beleza natural e pelo entusiasmo na hora da entrega dos livros. A comunidade recebe grande incentivo do Projeto Saúde e Alegria, instituição sem fins lucrativos que atua junto às comunidades tradicionais da Amazônia desenvolvendo ações nas áreas de saúde, educação, cultura e outros.



Durante a reunião com a comunidade, entregamos três caixas de livros que, com certeza serviram de estímulo para a criação de uma biblioteca comunitária no próprio Telecentro, pois conforme informação descrita no Blog da Comunidade em 2010:
A comunidade de Suruacá, dispõem de uma Biblioteca Comunitária, que vem funcionando normalmente, por usuários do telecentro, alunos das escolas e comunitários. Muitas são as procurações, porém o livro mas procurado pelos visitantes, são infantis, as crianças e os jovens são os que mas visitam o acervo. Além de deixarem suas assinaturas, fazem um relato das historinhas que foram lidas. As crianças sempre vem acompanhadas de seus pais, quando não, são auxiliadas pelo responsável da biblioteca. A biblioteca é um espaço bastante procurado também para fazer pesquisas escolares. A mesma vem ganhando mas doações de livros e com isso vem aumentando o seu acervo. A escola e rádio comunitária, tem ajudado bastante na sua divulgação, incentivando os comunitários para a importância da leitura.

A Comunidade Suruacá pertence a Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns e está situada na margem esquerda do Rio Tapajós, no Estado do Pará. O acesso a comunidade se dá por meio fluvial por aproximadamente quatro horas de barco saindo de Santarém.



Veja um pouco mais dessa viagem:

Comentários

  1. Será que com tantos livros os filhos dos professores do Suruacá já sabem ler principalmente a filha da marinalva

    ResponderExcluir

Postar um comentário